domingo, 9 de novembro de 2014

"Contos De Natal-Por Ronaldo Adriano"

“Contos de Natal – Por Ronaldo Adriano”


Lista dos Personagens:


  1. Narrador- Como em toda peça teatral que se preze, narrará  os acontecimentos e dará um parecer no final da apresentação.
  2. Ana- É uma filha muito carinhosa
  3. Helga- Também é muito carinhosa e madura.
  4. Paulo- É um pai muito dedicado e trabalhador
  5. Leticia- É uma menina alegre e gentil que ama o natal.
  6. Sofia- acabou de mudar. Gosta de debochar das pessoas
  7. Paula- É uma boa amiga.
  8. Pai-Pode ou não ter falas. É um bom pai. Muito atencioso
  9. Mãe- Pode ou não ter falas. É uma mãe dedicada.
  10. Elder 1- Um ótimo Elder, gentil e humilde. (pode ser uma Sister)
  11. Elder 2- Um ótimo Elder, gentil e humilde. (pode ser uma Sister)
  12. Joca- É mal humorado e grosseiro
  13. Mulher- Muito mal educada também.
  14. Pessoa- Mal educado. Não falará nada durante a peça.
  15. Eleito- Muito gentil. Será o presente do senhor à os missionários.
  16. Miguel- Se preocupa muito com coisas materiais.
  17. Diogo- Ele é cego,mas está sempre sorrindo e grato por tudo.
  18. Laura- É gentil e paciente




Cenário

  Basicamente terá um cenário apenas para as 4 cenas ,pois as mudanças serão mínimas. Tudo se passará em uma casa enfeitada para o natal. Em alguns momentos os personagens irão usar os objetos de Natal à sua volta. No outro momento eles estarão apenas passando por esses locais enfeitados. Um exemplo  é a cena em que Ana e Helga brincam, e o outro é quando Leticia leva Sofia pra sua casa e mostra as coisas boas de natal pra ela.

  OBS: As escrituras citadas no decorrer da peça podem ser lidas diretamente nos livros citados. Pois assim além de facilitar as coisas que os atores precisam decorar passam a veracidade de cada um dos versículos, pois os espectadores também podem acompanhá-las em suas escrituras ao decorrer da peça caso achem necessário, ou tenham a curiosidade de ponderar sobre elas em suas casas.



Contos de Natal

O Pai dedicado

NARRADOR-Paulo era um pai muito dedicado. Ele teve uma vida muito boa. Sempre recebia os presentes mais caros e por isso fazia questão de presentear suas filhas da mesma forma. Paulo vivia só, com suas duas filhas e tinha um grande amor por elas. Suas filhas passavam a maior parte do tempo com a babá por isso quando o pai estava em casa elas não desgrudavam do pé dele.
(NO PALCO ESTÀ UM HOMEM JOVEM COM DUAS FILHAS PEQUENAS QUE JÀ ESTARÂO NO PALCO INTERAGINDO DESDE O INICIO DA CENA)
ANA-Olha pai, eu fiz pra você. É seu presente de natal (A FILHA MAIS NOVA DÀ UM CARTÂO DOBRADO AO PAI)
PAULO-Ah, obrigado filha! Quanta bondade a sua!(GUARDA O PAPEL NO BOLSO SEM NEM OLHAR, DEPOIS OLHA PREOCUPADO PRO RELÒGIO EM SEU PULSO. ELE ESTÁ ATRAZADO)
ANA-Pai eu gosto muito de estar com você .Você é o melhor pai do mundo.
PAULO-Que é isso filhinha, eu me esforço pra dar o melhor pra vocês .Mas sei que tem muita coisa em que devemos melhorar sempre.
HELGA-Não pai ,você é realmente o melhor
PAULO-Obrigado Helga,você e Aninha é que são as melhores filhas.(RISOS).Mas tenho que ir ao trabalho então vocês precisam me deixar ir agora.
ANA-Mas pai,é natal...Você tem mesmo que trabalhar hoje?Nenhum dos pais das minhas amiguinhas trabalham nessa data
PAULO-Eu sei filhinha,mas papai tem que fazer hora extra...assim posso comprar os melhores presentes para as minhas filhinhas
ANA-Mas...
HELGA-Deixa Ana...(SOLTAM O PAI)
PAULO-Olha pra recompensar você pode pedir o que quiser esse natal...O que você quer? Aquela boneca que anda fala e vai ao banheiro sozinha? Aquela outra que fala 25 idiomas?
ANA-tanto faz pai (ANA SAI DA CENA MEIO CHATEADA)
PAULO-O que ela tem?
HELGA-Nada não pai.Não se preucupe.Se cuida tá...?
PAULO-Tá ...Mas e você ? O que vai querer?
HELGA-Ficarei contente se você estiver aqui  pra ceia.Nos últimos natais nós...(CELULAR TOCA)
PAULO-Alô? Sim? Ah ...claro já estou indo...(VOLTA-SE PARA A FILHA)Filhinha eu já tô indo tá? Dá um beijo em sua irmã por mim (VAI SAINDO ENQUANTO FALA).(ANA VEM E SE JUNTA A IRMÂ...ELA ESTÀ MUITO TRISTE)
ANA-Vamos ficar sozinhas de novo não é?Ele sempre nos deixa sós no natal...
HELGA-Não irmãzinha....Lembra-se?Dessa vez oramos juntas e pedimos ao Pai Celestial que o papai estivesse aqui conosco esse ano...Você vai ver Aninha...Deus sempre ouve nossas orações!(SE ABRAÇAM E HELGA FORÇA UM SORRISO)(FICAM NO PALCO BRINCANDO COM COISAS RELACIONADAS AO NATAL.TALVEZ ATÉ ENFEITANDO UMA ARVORE)

NARRADOR-As vezes queremos tanto dar as melhores coisas a nossos filhos,que acabamos por esquecer das coisas pequenas e simples...Que também são necessárias para o desenvolvimento deles.Toda criança adolescente ou jovem adulto,precisa de amor,de carinho ,de atenção.Há momentos em que um abraço.vale muito mais que as maiores riquezas do mundo...

HINO QUANDO O ANJO PROCLAMOU 133 - LA PRIMERA NAVIDAD 132

(ENTRA O PAI E AS FILHAS SURPRESAS SE DIRIGEM A ELE E O ABRAÇAM)
ANA-Pai você voltou, você voltou!!
HELGA-Aconteceu alguma coisa papai?
PAULO-Sim aconteceu isso...(MOSTRA O CARTÂO DE ANA)Quando eu cheguei a empresa e fui procurar uma caneta,vi seu cartão no meu bolso Ana.Eu li suas palavras inocentes...
HELGA-Posso ler pai.
PAULO-Claro filha!
HELGA-Aqui diz:”Você é... o melhor presente de natal.”
PAULO-Vocês é que são o melhor  presente de todos...Fui um tonto em não perceber isso antes(ABRAÇA AS FILHAS E AS CORTINAS SE FECHAM)
NARRADOR-“Ora,podes supor que isto seja tolice de minha parte;mas eis que te digo que é por meio de coisas pequenas e simples que as grandes são realizadas;e pequenos meios muitas  vezes confundem os sábios”.  Alma 37:6





Natal com uma inimiga

NARRADOR-Leticia tinha muitos amigos. Era uma jovem bem feliz. Seus pais também eram muito gentis e adoravam servir ao próximo. Leticia amava o Natal. Ela sempre contava para seus amigos o quão maravilhoso tem sido todos os seus natais, com sua família. Ela sempre dizia pra todos que o Natal era perfeito e que nada nunca dava errado nessa data. Porem aquele natal seria...er... diferente... (LETICIA ESTÁ CONVERSANDO COM SUA AMIGA PAULA ,MAS CHEGA ALGUEM PRA ATRAPALHAR.UMA MOÇA OBSERVA DE LONGE A CONVERSA E DEPOIS ENTRA NO MEIO.LETICIA È A MAIS BAIXINHA)
PAULA-E então você vai passar o natal em casa esse ano?
LETICIA-Sim, esse ano não vai dar pra viajarmos mas eu estou feliz! O que eu mais gosto é que nessa época podemos ficar todos juntinhos! Eu amo o natal! Parece que ficamos muito mais unidos nessa época!
PAULA-Sei! É o Espirito do Natal que nos deixa assim alegres e felizes!
LETICIA-É ,todo mundo deveria ter esse espirito bom durante todo o ano (SOFIA ENTRA E ESBARRA DE PROPÒSITO EM LETICIA)
LETICIA-Ai, toma cuidado!
SOFIA-Qual é você fica aí parada  no caminho, o que queria que eu fizesse?
PAULA-Você poderia pedir licença. Você não tem olhos?
SOFIA-Até tenho... mas se ela estivesse de pé seria melhor de ver.
LETICIA- Mas eu estou de pé.
SOFIA-Pois não parece...
LETICIA-Tá me chamando de baixinha??
SOFIA-Por que eu faria isso?(COCHICHA PRA A PLATEIA)-Odeio ficar repetindo pra os outros aquilo que todo o mundo já sabe.
LETICIA-Tudo bem...E onde você vai passar o Natal?
SOFIA-Vamos fazer uma viagem pro exterior...Quero visitar o castelo onde foi gravado o novo filme do drácula.
PAULA-Por que você fala sobre vampiros até no natal?
SOFIA-Por que vampiros são simplesmente demais. Aqueles dentes pontudos ,aquele charme ...Eles são tão top!!
PAULA-Cada um tem seu gosto (SOFIA OLHA PARA  LETICIA E COMEÇA A RIR)
LETICIA- O que foi, por que começou a rir de repente
SOFIA-Estava pensando como seria engraçado se um vampiro mordesse você
LETICIA-Engraçado por que?
SOFIA-É que você seria o primeiro vampiro a chupar sangue do joelho ...(COMEÇA A RIR BEM ALTO,DEPOIS VAI EMBORA E LETICIA FICA SÓ COM SOFIA)
LETICIA-Viu só? Essa garota não para de pegar no meu pé desde que se mudou pra essa rua.Por que ela faz isso?
SOFIA-não sei. Parece que ela é assim com todo mundo.Por isso não consegue fazer amigos
LETICIA-Ah, mas tudo bem,eu não ligo...Hoje é natal nada pode estragar esse dia tão perfeito!!Feliz natal Paula.Feliz natal todo mundo!!
(CORTINAS FECHAM POR UM INSTANTE DEPOIS REABRE NA SALA QUE REPRESENTA A CASA DE LETICIA.NARRADOR COMEÇA A FALAR E DEPOIS QUE TERMINA AS CORTINAS SE ABREM DE NOVO)
NARRADOR-Leticia ao chegar em casa teve uma surpresa. Seus pais lhe falaram que aconteceu um imprevisto e Sofia teria que passar a noite de natal com eles. Os pais de Sofia tiveram que visitar um parente que precisava de uma transfusão de sangue urgente. Leticia  não queria aceitar que o seu natal pudesse acabar de uma forma tão ruim. Como seria passar o natal com alguém que a odiava tanto. Mas ainda assim ela manteve o espirito e se dispôs ajudar a sua  convidada a se integrar naquela noite tão especial. Ela simplesmente recordou o grande amor que Jesus Cristo tinha pelo seu próximo e amou e serviu humildemente a jovem Sofia.
(ENQUANTO ELES ENCENAM UM POUCO DO NASCIMENTO DE CRISTO VÂO POUCO A POUCO SE TORNANDO AMIGAS,E MOSTRANDO AMOR UMA PELA OUTRA  COMO IRMÂS.SIM COMO A FAMILIA DE CRISTO)

HINO JESUS NUM PRESÉPIO 127.  JESUS EM PESEBRE 125.  COL CAPO SUL FIENO 55

SOFIA-Muito obrigada por me convidarem a passar o natal com vocês. Faz tempo que não me divirto tanto. Minha família sempre passa o natal separado um dos outros. Estar junto com vocês me fez perceber o valor da família. Agora quero muito passar mais tempo com minha família.
LETICIA-Por nada! Foi muito divertido ter um visitante conosco. Você será sempre bem vinda quando quiser nos visitar.

SOFIA-Desculpa se fui grosseira com você. Acho que senti um pouco de inveja de...
LETICIA-Não fala.(LETICIA INTERROMPE A AMIGA COM UM SINAL E MOSTRA UMA ESCRITURA)Quer ler comigo?

SOFIA-Claro!!
Juntas SOFIA E LETICIA- “Portanto, meus amados irmãos, rogai
ao Pai, com toda a energia de vosso coração,
que sejais cheios desse amor que ele
concedeu a todos os que são verdadeiros
seguidores de seu Filho, Jesus Cristo; que
vos torneis os filhos de Deus; que quando
ele aparecer, sejamos como ele, porque o
veremos como ele é; que tenhamos esta
esperança; que sejamos purificados, como
ele é puro. Amém.”

HINO NOITE FELIZ 126


Natal na Missão

NARRADOR-Estava Bem na véspera do Natal. E os missionários continuavam seu belo trabalho. Tentando encontrar mais pessoas para trazer ao reino de Deus. Mas ultimamente estava bem difícil para os Élderes. Eles quase não conseguiam entrar em casa nenhuma e muitas pessoas não recebiam a visita  deles muito bem. Haviam fofocas ruins a respeito deles. Mas eles como verdadeiros Mensageiros de Deus continuavam firmes no seu propósito de trazer almas a Cristo. Mesmo nos momentos mais difíceis...
(OS MISSIONARIOS BATEM NA PORTA DE UM HOMEM SUPER GROSSO QUE VEM ATENDE-LOS COM MUITO MAL-HUMOR.ENQUANTO ISSO UMA PESSOA OS OBSERVA DE LONGE)
JOCA-pois não?
ELDER 1-Boa tarde Senhor, somos verdadeiros representantes de Jesus Cristo e...
JOCA-E O Kiko?
ELDER 2-Não Senhor meu nome não é Kiko, é Elder e...
JOCA E o Kiko tenho haver com isso?
ELDER 1-Er ,Senhor...
JOCA-O senhor tá no céu, pode me chamar de Joca...
ELDER 2 er,seu Joca...nós temos uma mensagem muito importante sobre Jesus Cristo e...
JOCA-Não estou interessado eu leio a biblia ,okay?Passar bem... ( BATE A PORTA NA CARA DOS MISSIONÁRIOS E VAI EMBORA/SE NÃO HOUVER PORTA BASTA APENAS SAIR IGNORANDO OS ÉLDERES. MAS ANTES DE SAIR UM DOS ELDERES CONSEGUEM LHE ENTREGAR ALGO)
ELDER 1-Senhor ,por favor, poderia pelo menos aceitar esse cartão?(O HOMEM PEGA E VAI EMBORA)
(OS ELDERES SAEM MEIO DESANIMADOS MAS CONTINUAM SEU TRABALHO E BATEM OUTRA PORTA.UMA MULHER VEM ATENDER).
ELDER 2 -Boa tarde senhora, nós somos da igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos  Dias e...
MULHER-Já sei, os mórmons...
ELDER 2-Er... sim as pessoas nos chamam assim...
MULHER-Olha aqui meu rapaz, não estou interessada em me juntar a seita nenhuma okay? Pra mim só Deus salva...Não tenho a menor intenção de adorar esse tal José Esmigo
ELDER 1-Bem senhora ,a gente não adora Joseph Smith. Adoramos apenas a Jesus Cristo. Joseph Smith  foi o profeta que trouxe a igreja de volta.
MULHER-Profeta só existe um ,okay? Jesus Cristo, é o único profeta!!
ELDER-Bem senhora, as escrituras falam sobre vários profetas que...
MULHER-Não me interessa o que diz no seu livro dos mortos. Não quero saber disso. Já estou salva em Jesus! (FAZ O MESMO QUE O OUTRO.MAS OS MISSIONARIOS MAIS UMA VEZ CONSEGUE ENTREGAR-LHE UM CARTÃO. A CENA SE REPETE A  MULHER PEGA O CARTÃO SEM DIZER NADA E VAI EMBORA)(TEM UMA OUTRA PESSOA E OS ELDERES SE DIRIGEM A ELA ,MAS A PESSOA VAI EMBORA SEM NEM MESMO FALAR NADA)
ELDER 1- Com licença, é só um cartão de natal...
ELDER 2-Tudo bem Elder, a pessoa não quer aceitar...
ELDER 1–Eles estão ficando cada vez  mais duros de coração Elder. Ninguém quer escutar nossa mensagem...Nem mesmo no Natal....Como eles podem estar tão duros a esse ponto?
ELDER 2-Não sei, Elder também fico muito preocupado com eles. Às vezes também sinto vontade de desistir ,mas essa é a obra do Senhor. Ele vai preparar o caminho...
ELDER 1-Eu sei .Nessas horas é sempre bom lembrar do sacrifício de Cristo. Não consigo imaginar ,tamanha dor que Ele Sentiu...E ler as Escrituras ajuda bastante: (ABREM O LIVRO DE MORMON E LEÊM UMA ESCRITURA CADA UM DOS DOIS)
ELDER 1- “ E ele vem ao mundo para salvar todos
os homens, se eles derem ouvidos a sua
voz; pois eis que ele sofre as dores dos
homens, sim, as dores de toda criatura
vivente, tanto homens como mulheres e
crianças, que pertencem à família de Adão.
  E ele sofre isto para que todos os
homens ressuscitem, para que todos
compareçam diante dele no grande dia do
julgamento.” 2Néfi 9:21-22

ELDER 2- “E assim fazendo, o Senhor Deus
prepara o caminho para que o resto dos
homens tenham fé em Cristo, a fim de que o
Espírito Santo tenha lugar no coração deles
segundo seu poder; e desta maneira
cumpre o Pai os convênios que fez com os
filhos dos homens.

   E Cristo disse: Se tiverdes fé em mim,
tereis poder para fazer tudo quanto me
parecer conveniente.” Morôni 7:32-33

ELDER 1-Sinto como se Deus estivesse mandando seus anjos agora pra nos suster...!
ELDER 2-Eu também!

HINO ANJOS DESCEM A CANTAR 124

(AO TERMINAREM O HINO ALGUEM CHEGA E FALA COM OS ELDERES DE FORMA BEM EDUCADA)

ELEITO-Oi tudo bem com vocês? Desculpa chegar assim de repente...É que eu estava observando vocês...
ELDER 1- É mesmo? A gente nem percebeu...Mas por que estava fazendo isso?
ELEITO- As pessoas falaram muito mal de vocês então eu queria saber se isso tudo era mesmo verdade...Mas acho que eles estavam errados...Vocês não são más pessoas. Na verdade acho que são anjos...
ELDER 2-Anjos?Puxa!Muito obrigado irmão...
ELEITO-Vocês foram muito gentis com essas  pessoas mesmo depois delas serem tão grossas com vocês. Quero que ensinem minha família. Por que sei que vocês são verdadeiros mensageiros de Deus!
ELDER 1 e 2 JUNTOS-Será um grande prazer irmão.Com certeza o Pai Celestial preparou o caminho pra que isso acontecesse...(VÃO SAINDO DO PALCO MUITO CONTENTES. DEPOIS ENTRAM DOIS JOVENS DISCUTINDO)

Ser grato

MIGUEL-Estou morrendo de raiva dos meus pais! Como eles podem decidir algo tão importante sem mim. Nós tínhamos que viajar pra Disney.
LAURA-Eu achei que você não pudesse ir por que não passou de ano na escola e por que suas notas estavam tão baixas.
MIGUEL-Isso é só um detalhezinho à toa. Não é motivo para deixar de viajar. Eles sabem que eu queria muito essa viagem. Droga será que eles não me amam?
LAURA-Er...Eu acho que isso não tem nada a ver Miguel.
MIGUEL-Cala a boca você nem conhece a Disney. Não sabe a maravilha que eu estou perdendo. A gente foi outras vezes e eu nem tava com as notas tão boas assim...
LAURA-Talvez eles  queiram consertar...
MIGUEL-Não fala besteira! Eles querem é testar minha paciência. Pensam que podem me deixar contente só por que me deram Uma bicicleta, um tablet, um celular e um notebook novos...Por que meus pais são tão chatos?
(CHEGA UM RAPAZ COM ÓCULO E BENGALA.ELE É CEGO ,MAS ESTÁ SEMPRE MUITO FELIZ O NOME DELE É DIOGO)
DIOGO-OI! Quem tá aí?(SEMPRE SORRINDO QUANDO FALA)
LAURA-Somos nós Diogo; Laura e Miguel...
DIOGO-Tudo bem com vocês?O natal já tá chegando,né?Feliz Natal pra vocês!
LAURA-Ainda falta alguns dias ,mas feliz natal pra você também Diogo!
MIGUEL-É ...feliz natal...(FALA MAU-HUMORADO)
DIOGO-Você está bem Miguel? Seu tom de voz tá diferente (MIGUEL VAI FALAR MAS LAURA O INTERROMPE)
LAURA-Mas você parece muito feliz hoje Diogo. É por causa do natal, é?
DIOGO-É sim .especialmente hoje estou mais feliz! Adoro o natal. É a época em que toda a família se junta pra comemorar. Estou super-animado pra ver a família toda junta.
MIGUEL-Como você vai ver se você é cego?
LAURA-Miguel!!(LAURA REPREENDE O AMIGO)
DIOGO-Deixa, hahahaha...Eu falo que vou poder vê-los por que é como se realmente pudesse...Vejo eles com olhos espirituais. Parece  que o espirito Santo fica bem mais forte nessa  época.(CONTINUA COM O SORRISO INALTERADO NO ROSTO FELIZ).
LAURA-É verdade. A maioria das pessoas sempre fica muito feliz e com um espirito generoso nessa época ,viu Miguel...Todo  mundo deveria ter esse espirito durante todo o ano.
MIGUEL-Tanto faz!(FALA SEM DEMONSTRAR MUITO INTERESESSE. PORÉM SE VOLTA PARA O AMIGO QUE CONTINUA SORRINDO)...Mas agora que você falou, você está sempre sorrindo ,não é Diogo? Se eu fosse...er...pobre ,eu não iria sorrir tanto assim...Isso é tão estranho...(LAURA SE PREPARA PRA REPREENDER MIGUEL DE NOVO MAS É INTERROMPIDA POR UM SORRISO DE DIOGO.MAS CONTINUA SENDO UM SORRISO PURO E FELIZ)
DIOGO-É Bem simples. Meus pais sempre me ensinaram a ser gratos por tudo o que Deus nos oferece. Ser grato é a chave da felicidade!
MIGUEL-Ser grato?
DIOGO-Sim! Olha quanta coisa o senhor nos oferece! Tenho saúde ,amigos , uma igreja pra adorar ao Senhor, meus pais que me amam tanto e uma família muito grande e cheia de amor pra dar...O que mais eu preciso pra ser feliz??
(MIGUEL E LAURA FICAM EM SILENCIO POR UM MOMENTO)
DIOGO- Sabe, hoje recebi um grande presente do Pai Celestial. Fiquei sabendo que a minha irmã que mora longe vai voltar a morar aqui. Faz tanto tempo que não abraço ela, e agora ela vai estar pertinho da gente. Estou muito feliz por ter ela de volta. Sou grato pela chuva que cai, sou grato pelo pão de cada dia, sou grato pelas pessoas que fazem parte da minha vida sou grato por estar respirando hoje. O Pai Celestial é sem dúvida um pai muito amoroso...
LAURA-Puxa Diogo, você é muito especial. Parece que tem uma luz em você...Não você parece uma estrela brilhante...
MIGUEL-Como a estrela que guiou os pastores e os reis magos até Jesus Cristo...



HINO ERGUEI-VOS CANTANDO 122


(VÃO ENTRANDO TODOS PARA O HINO FINAL)


NARRADOR-O Natal é uma data especial, em que a maioria das pessoas reservam pra se lembrar do nascimento de Jesus Cristo nosso Salvador e Redentor. Temos muitas tradições nessa data. Arvores de natal ,peru...é muito bom que essas tradições possam unir as famílias ,e que aproveitemos essa data para servir o nosso próximo ,na verdade isso deveria ser feito todos os dias. E não só no Natal. Deus se alegra muito ao ver seus filhos unidos. Ele se alegra ainda mais quando lembramos do sacrifício de seu filho Jesus Cristo e decidimos servir e amar o nosso próximo.
Esperamos que todos que estão aqui possam lembrar sempre de Cristo. Do exemplo de humildade e serviço ao próximo que ele nos mostrou. E que quando lembrarem do nascimento daquele bebê. E de como através da luz de uma estrela no céu, muitos se achegaram a Jesus Cristo, lembrem-se: Vocês também possuem essa luz...Uma luz que vai ajudar muitas pessoas a se achegarem a Cristo
Compartilhem essa luz; sendo um exemplo amando e servindo  o próximo.

“Portanto fazei brilhar vossa luz diante
deste povo de tal forma que vejam as
vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai,
que está no céu.” 3Néfi 12:16



FIM
 .....................................................................................................................................................................................................
 Nasceu O Salvador

(ENTRAM TRES CRIANÇAS NO PALCO .ELAS ESTÃO BEM AJITADAS E ANIMADAS CONVERSANDO SOBRE O NATAL.RENAN É O MAIS JOVEM.ELE É BEM CRIANÇÃO)
DEBORA-Puxa finalmente chegou o natal
CAUAN-Presente, presente
RENAN-É ! E papai Noel...
DEBORA-Gosto muito dessa época! Mas não só pelos presentes-
CAUN-É eu também gosto de peru!
RENAN-E pisca-piscas!!
DEBORA-Não gente ! Isso é legal também ,mas falo de outra coisa
RENAN-Arvore de natal?
DEBORA-Não!
CAUN-Tem certeza de que não é presente?(FALA MEIO IRÔNICO)
DEBORA-Para com isso...!! Pra mim o melhor,não é receber presente! É estar juntinho com a família, e juntos lembrar-nos do nascimento de Cristo !
CAUAN-Mas você também gosta dos presentes ,né?
DEBORA- Para seu bobo...(DÁ UM TAPINHA NO EM CAUN) Tá bom,eu também gosto muito dos presentes...mas natal, não é só presente! É também estar juntinho com a família.E lembrar do nascimento do nosso Salvador.
RENAN- Ééééééééééééé... presente (FALA MEIO ABOBADO) (OS TRES COMEÇAM A RIR)
CAUaN-Sabe quem também gosta muito do natal? A Simone... Ela anda sumida ,não é?(SOBE OUTRA JOVEM NO PALCO)
RENAN- Ei ,ela tá vindo alí... será que ela trouxe presente pra mim? 
(SIMONE ENTRA E NÃO OLHA DIRETO PRA OS AMIGOS ,ELA FICA DO LADO ,MAS APARENTA ESTAR BEM CHATEADA)
DEBORA-Oi amiga ! tudo bem com você?(SIMONE NÃO RESPONDE NADA)
CAUAN-Nossa que mal  educada...
DEBORA-Calma,gente! (SE VOLTA PRA SIMONE DE NOVO)amiga você esta bem?
SIMONE-Não ,eu estou péssima!
CAUAN- Mas você sempre fica tão feliz no natal...
SIMONE-Eu odeio natal!! (GRITA E VAI EMBORA...DEBORA TENTA IMPEDILA E CONVERSAR UM POUCO MAIS POREM ELA NÃO LHE DÁ ATENÇÃO.DEPOIS DE FALHAR COM A AMIGA ELA VOLTA ATÉ OS GAROTOS)
DEBORA- O que será que ela tem...?
CAUAN-Não sei ,e não me importa! Viu como ela foi grossa com a gente? Eu não gosto de pessoas grosseiras!
DEBORA-Mas se ela estiver com algum problema,e...
CAUAN- Não  dá o direito a ela de  descontar na gente.Eu tô indo embora...não quero estar de mal humor quando estiver recebendo meus presentes.Vamos  Renan.(VÃO SAINDO)
RENAN-Ela não tem presente pra mim...(FALA AINDA ABOBADO)
(AO SAIREM DO PALCO ELES ESBARRAM COM OUTRA PESSOA.É A TIA DE SIMONE.ELA ENTRA COM UM PRESENTE NA MÃO)
TIA-Oi ,tudo bem Debora? Você viu a Simone por aí?
DEBORA-ví sim,mas...Ela não parece nada bem...você sabe o que aconteceu?Não é normal ela ficar assim.ela sempre adorou o natal...
TIA-É que nesse natal ela teve uma noticia não muito boa.Lembra da irmã mais velha dela, Carla?
DEBORA-Claro que lembro !Ela é super legal!Sempre estava com um sorriso no rosto!Ela gostava de nos ajudar  e sempre ficava conosco quando nossos pais saiam ...Ela é uma pessoa muito especial...Pena que ela mudou.Ela está trabalhando fora ,né?
TIA-Eu sei...Mas oque acontece é que ela não está mais entre nós.Na verdade ela estava lá se tratando...Ela tinha leucemia...mas não queria que ninguém soubesse...ela faltou faz alguns dias...desde então Simone tem andado assim...Super triste...
DEBORA-Caramba ...isso é ... Nem sei o que falar
TIA-Carla não queria que ficassem tristes nem preucupados com ela...Na verdade ela descobrira faz tempo...Ela só mudou de cidade quando se tornou mais grave...porem ela estava feliz...Sempre que nos comunicávamos com ela ela mostrava a gratidão por tudo que recebia de deus a cada dia...Ela tinha uma noção completa do plano de Salvação. E estava feliz por ter vivido esse tempo curto ao lado de uma boa família e amigos...
DEBORA-Ela realmente sempre pareceu muito feliz...Ela nunca reclamava de nada...jamais poderia imaginar que ela estivesse doente ,e...
TIA- Foi um golpe muito duro pra Simone...Ela nem mesmo recebeu esse presente...Carla tinha preparado pra dar  pra ela ...acho que ela já presentia alguma coisa.Foi o ultimo gesto de amor dela pra sua irmãzinha mais nova...
DEBORA-Eu sinto muito...
TIA-Não sinta...Olha,você é a melhor amiga dela...Nesse momento ela vai precisar muito do seu apoio...Então quando ela quiser conversar ...apoie ela em tudo...Tudo bem? Confio em você...(DÁ UM LEVE ABRAÇO E UM SORRISO E DEPOIS VAI EMBORA FECHAM-SE AS CORTINAS)
NARRADOR-Debora ,já havia presenciado casos como esse ,mas nunca com pessoas tão próximas...e ela também não conseguia acreditar ,que aquilo estivesse acontecendo nas vésperas do natal. Num dia tão especial pra todo mundo.a única coisa que ela pensava agora, era: _Por que acontecem coisas ruins com pessoas boas? Ela chega em casa e conta tudo pra sua mãe...A mãe com seu pouco conhecimento sobre as coisas do Senhor,mas com  uma grande fé, tenta consolar a filha.(ABREM JANENAS E APARECEM DEBORA E A MÃE COM AS ESCRITURAS NA MÃO)
MAMÃE-Sabe filhinha...eu não sei tudo sobre os mistérios de Deus ...Mas o pouco que eu aprendi eu posso compartilhar com você.Eu sei que Deus,nosso Pai celeste.Tem um plano pra a gente.Ele quer que todos nós possamos estar juntos Dele e de nossa família...Não só por uma vida...mas pela eternidade!Eu sei que foi por isso que ele mandou seu filho Jesus Cristo até nós...É por isso também que no natal comemoramos o nascimento de Cristo.Ele nasceu para ser nosso Salvador e Redentor.(DEBORA PEGA A BIBLIA E COMEÇA A LER ALGUNS VERSICULOS)
DEBORA- “E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor.
E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo:  Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens.” Lucas 2:9-14
MAMÃE-Ele sofreu e foi perseguido.depois foi crucificado...tudo pra que nós pudéssemos um dia ressuscitar e viver na presença do Pai e de nossas famílias.Graças a isso podemos ter nossas famílias eternas.se continuarmos firmes.Por isso louvamos ao Pai todos os dias.
DEBORA-Vpocê esta certa mamãe.Jesus Cristo passou por todo esse sofrimento pra nos garantir felicidade eterna ,se formos fieis e perseverarmos até o fim.Quando eu vir a Simone de novo,não vou mais ter medo de não saber  o que falar...Vou falar que o Plano do Pai é perfeito...

HINO Lá Na Judéia Onde cristo nasceu 123

(ALGUEM BATE NA PORTA E DEBORA VAI ATENDER.SURPRESA ELA VÊ SIMONE COM UM DIARIO NA MÃO.COM UM SORRISO NO ROSTO.MAS COM O ROSTO BANHADO EM LAGRIMAS)

DEBORA-Você está bem amiga?O que é isso na sua mão?
SIMONE- É o diário da minha irmã...Meu presente de natal...aqui ela escrevia e agradecia todos os dias pelas bênçãos que o senhor lhe oferecia.
DEBORA-O diário da Carla?
SIMONE-Ela lembrou de mim...Todos os dias ...ela agradecia a Deus pelas bênçãos que o Pai Celestial lhe oferecia. E todos ela agradecia a Deus...por eu ser ,sua irmã...(FALA QUASE CHORANDO E ABRAÇA DEBORA)
DEBORA-Amiga...(DEBORA RETRIBUI O CARINHO E TENTA CONTER AS LAGRIMAS EM SEUS OLHOS)
SIMONE-De agora em diante também escreverei meu diário.E vou agradecer por tudo o que tenho todos os dias da minha vida...(TERMINAM A CENA ABRAÇADAS)

NARRADOR-E foi assim que naquele natal tão difícil...essas pessoas especiais, se tornaram mais gratas em saber que nasceu o Salvador.E também foi alí que tiveram a certeza.de que um dia suas famílias e amigos estariam juntos com eles ,para a eternidade!!


“FIM”

Observações extras:

    Essa peça não foi criada baseada em fatos reais, porem faz referencias a alguns casos que realmente aconteceram com membros da igreja; Os relatos foram um pouco alterados, mas a essência é a mesma. Pois o objetivo é o de passar paz para outras pessoas através de testemunhos de outrem.


Referencias:

ü  O Livro de Mórmon;
ü  A Bíblia Sagrada (Traduzida por João Ferreira de Almeida);
ü  A Liahona ( Dezembro de 2010 );
ü  Hinos (de A Igreja De Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias).



Ronaldo Adriano
Bom Conselho – Pernambuco
24/outubro/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário